Tendências: Quais são as novidades tecnológicas para médicos

Tendências-Quais-são-as-novidades-tecnológicas-para-médicos

Não faz muito tempo que apareceram, nos relógios e celulares, contadores de passos por dia, medidores de batimento cardíaco e avaliadores da qualidade de sono. Esses são alguns exemplos das primeiras novas tecnologias que, nos últimos anos, permitiram a abertura de um caminho para muitas novas invenções que devem servir como importante ferramentas para melhorar os cuidados com a saúde e gerar resultados promissores. Um artigo muito interessante publicado na revista Hospital & Health Networks em abril de 2015 cita as principais novidades em tecnologia que já estão sendo desenvolvidas, como, por exemplo:

1. Óculos do google que auxilia o atendimento de pacientes traumatizados

(reprodução: menos fios)

Cirurgiões do trauma do Forbes Hospital Trauma Center, perto de Pittsburg, estão testando um óculos da Google, que oferece ao médico atendendo um paciente crítico visualização imediata, sem necessidade de utilizar as mãos para fazer qualquer pesquisa, informações sobre sinais vias, check lists para realização de procedimentos, entre outras. Como exemplo, o chefe do serviço de trauma deste hospital cita a possibilidade de, diante de uma paciente gestante com ferimentos no abdome que esteja sendo levada ao departamento de emergência, o cirurgião que a espera na sala de trauma pode, através de comando de voz, ter acesso ao checklist com as informações cruciais providas pelos paramédicos, mesmo antes da chegada ao hospital.

Fonte: Allegheny Health Network

2. Impressão 3D de próteses

novidades tecnologicas para médicos

Em 2014, na Universidade de Cornell, cientistas usaram uma impressora 3D para produzir uma orelha artificial. Este tipo de tecnologia já é usado para planejamento virtual de reconstruções em cirurgias plásticas reparativas, por exemplo.

Fonte: Smithsonian.com, Jan. 6 2014

3. Antibióticos acionados com nano-baterias

NOVIDADES TECNOLOGICAS PARA MÉDICOS (reprodução: FAPESP)

Engenheiros biomédicos da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, estão desenvolvendo nanotectnologia construída diretamente para implantes ortopédicos, para evitar a infecção em cirurgias para colocação de próteses articulares, em um processo que aplica carga elétrica de baixa intensidade a um implante metálico que, com a eletricidade, libera íons de prata com baixa carga de toxicidade, porém capazes de matar ou neutralizar a ação de bactérias.

O artigo cita mais alguns exemplos, e você os encontrará no link ao final da página.

Há de se ter algum cuidado, porém, na divulgação de novas tecnologias, para evitar sensacionalismos. A comunidade médica deve sempre se respaldar em estudos científicos sérios, bem desenhados e bem executados, com olhar curioso, porém crítico, para trazer sempre aos pacientes recursos que sejam de fato, efetivos no cuidado à saúde.

 

Autor: Dr. Vergilius José Furtado de Araujo Neto

 

Referências:
The Medical Technologies That Are Changing Health Care
www.hhnmag.com/articles/3580-the-medical-technologies-that-are-changing-health-care

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn